Plano de aula para turma bilíngue utilizando HQs
Olá! vamos apresentar para vocês um plano de aula com a utilização de Histórias
em Quadrinhos (HQs) voltado para uma turma bilíngue - ensino
fundamental (2º ano) em que
alunos com deficiência auditiva e alunos sem deficiência auditiva tem aulas em
conjunto.
TURMA: (2º ano) - Pode ser aplicado para vários tipos de turmas.
TIPO DE TURMA: Bilíngue (alunos com deficiência auditiva e
outros sem deficiência auditiva).
OBJETIVO: Utilizar Histórias em
Quadrinhos para reforçar o conteúdo de uma disciplina em sala de aula e
desenvolver nos alunos o gosto pela leitura de gibis (literatura gráfica),
conhecer a ferramenta de comunicação (HQs) – linguagem e disposições dos
elementos gráficos, fomentar a criativa por meio do desenho e da pintura, troca
de conhecimento, criação de uma “gibiteca” na escola (acervo público das HQs) e
publicação dos quadrinhos no blog ou Instagram da turminha. Além da
divulgação de uma HQs feito pelos alunos para ser traduzido em Libras em um vídeo
e publicado também no Instagram. (HQs em Língua Portuguesa).
DURAÇÃO DA AULA: 50 minutos
- · 10 min – Explanação do conteúdo da disciplina;
- · 5 min - apresentação sobre origem e elementos das HQs (resumo);
- · 20 min - produção das HQs pelos alunos;
- · 15 min - troca das HQs e escolha do Gibi que será traduzido em Libras para o vídeo.
- · Quadro e giz para explanação do conteúdo da disciplina
- · Gibis para exemplificar e explicar sobre a ferramenta;
- · Folhas com os quadrinhos impresso – História colorida no início pronta e outra parte com balões vazios, desenhos incompletos e traçados e tudo preto e branco para pintarem;
- · Lápis de cor;
- · Lápis e borracha;
- · Mesas e cadeira;
- · Computador
- · Internet
- · Impressora para imprimir os quadrinhos e digitalizar o material (ou celular). Se a escola não tiver computador e/ou internet é possível tirar fotos dos trabalhos e publicar na rede por meio de um smartphone. (Ficar atento ao enquadramento e iluminação para fotografar).
1 – Aplicação do conteúdo – História por exemplo (Professor
da disciplina e intérprete na sala para auxiliar os alunos com deficiência);
2 – Explicação da aula prática – o que será realizado;
3 – Explicação sobre as HQs - ferramenta de comunicação (HQs) – tipo de
linguagem (verbal e não-verbal), como se lê, disposições dos elementos
gráficos, história resumida sobre a origem da ferramenta;
4 – Entrega dos materiais impresso e dos lápis para o trio –
atividade em grupo – 3 alunos;
5 – As crianças vão continuar a história sobre o conteúdo
passado em sala de onde a HQ parou, escrever e concluir a história, pintar os
desenhos, cobrir os incompletos, desenhar partes que estão faltando. Nesta HQ
entregue 4 (quatro) quadros estariam prontos, coloridos e com o início de uma
história, as crianças continuarão a história nos 8 (oito) quadros restantes,
além de pintar, cobrir e fazer partes do desenho que estejam faltando;
6 – Depois trocarão com os alunos as HQs e partilharão entre
eles o que foi feito (troca de conhecimento);
7 – A professora fará
a correção dos materiais também;
8 – Ainda em sala de aula, as crianças escolherão um dos
gibis que serão traduzidos para Libras por meio do intérprete. O vídeo desta HQ
será publicado também no Instagram
com objetivo de democratizar a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS);
9 – As HQs irão para ”Gibiteca” e serão publicados no Instagram da turma, onde eles podem
visualizar com supervisão da professora, responsáveis ou pais;
10 – Avaliação de todo o plano de aula no final para
melhorias e aprimoramentos.
Esperamos que tenham gostado!
Equipe:
Elaine Gonzaga
Raíssa Anselmo
Roivaldo Santos
Raíssa Anselmo
Roivaldo Santos
Wanessa de Oliveira
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