Plano de aula para turma bilíngue utilizando HQs

Olá! vamos apresentar para vocês um plano de aula com a utilização de Histórias em Quadrinhos (HQs) voltado para uma turma bilíngue  - ensino fundamental (2º ano) em que alunos com deficiência auditiva e alunos sem deficiência auditiva tem aulas em conjunto.

TURMA: (2º ano) - Pode ser aplicado para vários tipos de turmas.

TIPO DE TURMA: Bilíngue (alunos com deficiência auditiva e outros sem deficiência auditiva).

OBJETIVO: Utilizar Histórias em Quadrinhos para reforçar o conteúdo de uma disciplina em sala de aula e desenvolver nos alunos o gosto pela leitura de gibis (literatura gráfica), conhecer a ferramenta de comunicação (HQs) – linguagem e disposições dos elementos gráficos, fomentar a criativa por meio do desenho e da pintura, troca de conhecimento, criação de uma “gibiteca” na escola (acervo público das HQs) e publicação dos quadrinhos no blog ou Instagram da turminha. Além da divulgação de uma HQs feito pelos alunos para ser traduzido em Libras em um vídeo e publicado também no Instagram. (HQs em Língua Portuguesa).

DURAÇÃO DA AULA: 50 minutos
  • ·         10 min – Explanação do conteúdo da disciplina;
  • ·         5 min -  apresentação sobre origem e elementos das HQs (resumo);
  • ·         20 min -  produção das HQs pelos alunos;
  • ·         15 min - troca das HQs e escolha do Gibi que será traduzido em Libras para o vídeo.
MATERIAIS UTILIZADOS:
  • ·         Quadro e giz para explanação do conteúdo da disciplina
  • ·         Gibis para exemplificar e explicar sobre a ferramenta;
  • ·         Folhas com os quadrinhos impresso – História colorida no início pronta e outra parte com balões vazios, desenhos incompletos e traçados e tudo preto e branco para pintarem;
  • ·         Lápis de cor;
  • ·         Lápis e borracha;
  • ·         Mesas e cadeira;
  • ·         Computador
  • ·         Internet
  • ·         Impressora para imprimir os quadrinhos e digitalizar o material (ou celular). Se a escola não tiver computador e/ou internet é possível tirar fotos dos trabalhos e publicar na rede por meio de um smartphone. (Ficar atento ao enquadramento e iluminação para fotografar).
PASSO A PASSO DA AULA:

1 – Aplicação do conteúdo – História por exemplo (Professor da disciplina e intérprete na sala para auxiliar os alunos com deficiência);

2 – Explicação da aula prática – o que será realizado;

3 – Explicação sobre as HQs -  ferramenta de comunicação (HQs) – tipo de linguagem (verbal e não-verbal), como se lê, disposições dos elementos gráficos, história resumida sobre a origem da ferramenta;

4 – Entrega dos materiais impresso e dos lápis para o trio – atividade em grupo – 3 alunos;

5 – As crianças vão continuar a história sobre o conteúdo passado em sala de onde a HQ parou, escrever e concluir a história, pintar os desenhos, cobrir os incompletos, desenhar partes que estão faltando. Nesta HQ entregue 4 (quatro) quadros estariam prontos, coloridos e com o início de uma história, as crianças continuarão a história nos 8 (oito) quadros restantes, além de pintar, cobrir e fazer partes do desenho que estejam faltando;

6 – Depois trocarão com os alunos as HQs e partilharão entre eles o que foi feito (troca de conhecimento);

7 – A  professora fará a correção dos materiais também;

8 – Ainda em sala de aula, as crianças escolherão um dos gibis que serão traduzidos para Libras por meio do intérprete. O vídeo desta HQ será publicado também no Instagram com objetivo de democratizar a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS);

9 – As HQs irão para ”Gibiteca” e serão publicados no Instagram da turma, onde eles podem visualizar com supervisão da professora, responsáveis ou pais;

10 – Avaliação de todo o plano de aula no final para melhorias e aprimoramentos.

Esperamos que tenham gostado! 

Equipe:
Elaine Gonzaga
Raíssa Anselmo
Roivaldo Santos
Wanessa de Oliveira

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Proposta de aula para crianças com surdez utilizando o aplicativo "Hand Talk"

Conheça 3 aplicativos que podem auxiliar deficientes auditivos no aprendizado