DIFICULDADE DE SUPERAÇÃO
Rosivaldo Santos.
Atualmente, no Brasil, há quase 10 milhões de deficientes auditivos. Os números, ainda que expressivos, não são suficientes para demonstrar o que é a realidade para essas pessoas.
Existe uma doença, chamada de síndrome de Usher que é rara e genética, que leva a perda parcial ou completa da visão e também da audição. No entanto, em alguns casos há uma possibilidade de cirurgia, para pessoas com deficiência auditiva, Através de uma técnica de implante, conhecido como implante de coclear .
Esta cirurgia pode ser feita pelo SUS. Para se ter uma ideia de valores, por exemplo, Se tivesse que pagar, o valor da cirurgia chega a quase R$ 200 mil. O aparelho é implantado atrás da orelha e precisa ser ativado para começar a funcionar. “O implante coclear é um microcomputador eletrônico, que fica em uma unidade externa, atrás da orelha da pessoa, que capta o som e faz as funções do ouvido. Através de uma anteninha de rádio, que fica no meio do cabelo, o som é transmitido para uma unidade interna, que é implantada na cirurgia. É como se você estivesse implantando um órgão novo na pessoa”, explica Ricardo Ferreira, otorrinolaringologista.
Este tipo de cirurgia, pode ser realizada tanto em crianças como em adultos, mas é bom que se for possível que seja realizada ainda quando criança. A cirurgia que é realizada em uma idade maior, a pessoa passa a ter sotaque na fala, ou seja, essa dificuldade de falar aumenta nos casos em que a cirurgia é realizada em pessoas já adultas.
A idade ideal para o implante em pessoa que nasceram surdas é até os três anos, depois a adaptação fica difícil.
Ora, se levarmos em consideração, que a aprendizagem requer do aluno pelo menos dois sentidos para poder acompanhar a aula, considerando ainda que esses sentidos são exatamente a visão e audição. É de se entender que a dificuldade em qualquer um desses irá comprometer a capacidade de aprender do aluno. Um outro fator importante é a importância de se cuidar do problema auditivo ainda criança, para que a criança seja capaz de acompanhar as atividades escolares de igual modo que os outros alunos que não tem deficiência auditiva
Ora, se levarmos em consideração, que a aprendizagem requer do aluno pelo menos dois sentidos para poder acompanhar a aula, considerando ainda que esses sentidos são exatamente a visão e audição. É de se entender que a dificuldade em qualquer um desses irá comprometer a capacidade de aprender do aluno. Um outro fator importante é a importância de se cuidar do problema auditivo ainda criança, para que a criança seja capaz de acompanhar as atividades escolares de igual modo que os outros alunos que não tem deficiência auditiva
Infelizmente, ainda há preconceito e descriminação, para lidar com pessoas portadoras de deficiência auditiva. Esperamos que aconteça uma mudança de comportamento da sociedade, buscando proporcionar a essas pessoas uma melhor qualidade de vida.
Quer ficar melhor informado? A rede Globo, através do programa Profissão Repórter, preparou uma matéria abordando o assunto. Segui o link para que você possa compartilhar essas informações com as pessoas do seu grupo de relacionamento. Quem sabe, você não estará ajudando alguém a voltar a ouvir.
PROGRAMA PROFISSÃO REPÓRTER
http://g1.globo.com/profissao-reporter/noticia/2017/08/deficientes-visuais-e-auditivos-mostram-dificuldades-e-superacao.html
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