A utilização de Histórias em Quadrinhos em sala de aula

Olá amigos internautas! Vocês gostam de Histórias em Quadrinhos? Se sim, acompanhe neste post um resumo do artigo chamado: “A Formação do Professor e as Histórias em Quadrinhos na Sala de Aula”, dos pesquisadores e profissionais da educação Alberto Ricardo Pessoa e Lucina Miyuki Sado Utsumi.
O artigo foi publicado na "Academos" - RevistaEletrônica da Faculdade Interação Americana (FIA) e aborda como as histórias em quadrinhos vem despertando o interesse de professores e pesquisadores devido ao caráter flexível de seus elementos, a parte gráfica e facilidade de leitura por parte dos alunos.
Os autores do texto, destacam a priori a importância da formação profissional do professor, bem como a formação continuidade, para que ele possa ter uma noção mais pedagógica da utilização de ferramentas alternativas de ensino-aprendizagem, como as HQs. Eles reforçam a episteme, a experiência em sala de aula como fundamental para uma escolha mais apropriada das melhores HQs, metodologias pedagógicas, bem como, aplicação com alunos, conforme o perfil deles.
Além disso, o texto aborda a publicização destes materiais, por meio de blogs ou fotologs como forma de incentivar a utilização da informática e da internet a favor da divulgação deste material para a comunidade, bem como, servir de acervo para futuros pesquisadores que estudam as HQs como ferramenta pedagógica. Eles podem analisar: expressão artística, análise de discurso, construção de personagens e sua ideologia, interações entre a linguagem verbal e não-verbal e a própria mídia.
No artigo, há também a observação para que o professor analise e passe para os alunos detalhes dos quadrinhos, como: o acabamento, a perspectiva, a estilização de traçado, os elementos gráficos, bem como a narrativa (verbal e não-verbal), como se lê uma HQ, além da cautela na sua utilização como pesquisa histórica, já que muitas histórias são adaptações de literaturas e devem ser repassadas para os alunos como uma releitura e não como a obra original.
Os autores também abordam que as HQs podem ser utilizadas de forma interdisciplinar. Professores de várias matérias podem utilizar o recurso e podem improvisar com a ferramenta, organizando também “gibitecas”(acervo) para incentivar o uso dos quadrinhos e estudo dos mesmos, não só na educação infantil como também na educação de jovens e adultos e universitários.
Para eles, a utilização de HQs, além de contribuir no aprendizado, pode desenvolver a capacidade criativa e lúdica dos estudantes e contribuir também para formação de profissionais como: designers, novos quadrinistas, novos publicitários e também professores.


Quadrinho produzido por Alberto Pessoa, um dos escritores deste artigo


Equipe: 
Elaine Gonzaga
Raíssa Anselmo
Rosivaldo Santos
            Wanessa de Oliveira

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

PESSOA, Alberto Ricardo, UTSUMI, Lucina Miyuki Sado.A Formação do Professor e as Histórias em Quadrinhos na Sala de Aula. Academos - RevistaEletrônica da FIA. Disponível em: <http://intranet.fainam.edu.br/acesso_site/fia/academos/revista5/1.pdf> Acesso em: 24 set. 2017.

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