A utilização de Histórias em Quadrinhos em sala de aula
Olá amigos internautas! Vocês gostam
de Histórias em Quadrinhos? Se sim, acompanhe neste post um resumo do artigo
chamado: “A Formação do Professor e as Histórias em Quadrinhos na Sala de
Aula”, dos pesquisadores e profissionais da educação Alberto Ricardo Pessoa e
Lucina Miyuki Sado Utsumi.
O artigo foi publicado na "Academos" - RevistaEletrônica da Faculdade Interação Americana (FIA) e aborda como as histórias em
quadrinhos vem despertando o interesse de professores e pesquisadores devido ao
caráter flexível de seus elementos, a parte gráfica e facilidade de leitura por
parte dos alunos.
Os autores do texto, destacam a
priori a importância da formação profissional do professor, bem como a formação
continuidade, para que ele possa ter uma noção mais pedagógica da utilização de
ferramentas alternativas de ensino-aprendizagem, como as HQs. Eles reforçam a episteme, a experiência em sala de aula
como fundamental para uma escolha mais apropriada das melhores HQs, metodologias
pedagógicas, bem como, aplicação com alunos, conforme o perfil deles.
Além disso, o texto aborda a
publicização destes materiais, por meio de blogs ou fotologs como forma de
incentivar a utilização da informática e da internet a favor da divulgação
deste material para a comunidade, bem como, servir de acervo para futuros
pesquisadores que estudam as HQs como ferramenta pedagógica. Eles podem
analisar: expressão artística, análise de discurso, construção de personagens e
sua ideologia, interações entre a linguagem verbal e não-verbal e a própria
mídia.
No artigo, há também a observação
para que o professor analise e passe para os alunos detalhes dos quadrinhos,
como: o acabamento, a perspectiva, a estilização de traçado, os elementos
gráficos, bem como a narrativa (verbal e não-verbal), como se lê uma HQ, além da cautela na sua
utilização como pesquisa histórica, já que muitas histórias são adaptações de
literaturas e devem ser repassadas para os alunos como uma releitura e não como a
obra original.
Os autores também abordam que as HQs
podem ser utilizadas de forma interdisciplinar. Professores de várias matérias
podem utilizar o recurso e podem improvisar com a ferramenta, organizando
também “gibitecas”(acervo) para incentivar o uso dos quadrinhos e estudo dos
mesmos, não só na educação infantil como também na educação de jovens e adultos
e universitários.
Para eles, a utilização de HQs, além de
contribuir no aprendizado, pode desenvolver a capacidade criativa e lúdica dos
estudantes e contribuir também para formação de profissionais como: designers, novos quadrinistas, novos
publicitários e também professores.
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Quadrinho produzido por Alberto Pessoa, um dos escritores deste artigo |
Equipe:
Elaine Gonzaga
Raíssa Anselmo
Rosivaldo Santos
Wanessa de Oliveira
Wanessa de Oliveira
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
PESSOA, Alberto Ricardo, UTSUMI, Lucina Miyuki Sado.A Formação do Professor e as Histórias em Quadrinhos na Sala de Aula. Academos - RevistaEletrônica da FIA. Disponível em: <http://intranet.fainam.edu.br/acesso_site/fia/academos/revista5/1.pdf> Acesso em: 24 set. 2017.
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